Governo
Conheça um pouco mais sobre a secretaria de Governo
Publicado em 04/01/2021 12:00 - Atualizado em 08/08/2022 17:37
João Francisco de Sales Neto
Email: governo@bicas.mg.gov.br
Administração: 2021/2024
Ato de Nomeação: Portaria nº 01 de 01/01/2021
É competência do(a) Secretário(a):
- Subsidiar o Chefe do Executivo Municipal na integração dos munícipes na vida política-administrativa do Município, para melhor conhecer os anseios e necessidades da comunidade, direcionando de maneira precisa a sua ação;
- Promover o desenvolvimento das relações entre o Executivo e outros órgãos governamentais, administração empresarial e público em geral;
- Promover a identificação entre a opinião pública e os objetivos do governo;
- Coordenar atividades de relacionamento político-administrativo da Prefeitura com os munícipes, entidades e associações de classe ou comunitária;
- Coordenar a implementação do planejamento estratégico municipal;
- Promover a integração e articulação dos órgãos municipais visando à eficiência dos programas e projetos;
- Desenvolver e implementar instrumentos de acompanhamento e avaliação de resultados das ações do Governo Municipal;
- Promover a relação institucional entre o Poder Legislativo, Executivo e Judiciário a fim de dinamizar as relações entre as esferas dos Poderes Federal, Estadual e Municipal; e com a Sociedade Civil Organizada e Segmentos Religiosos;
- Promover políticas de participação cidadã no município, de acordo com as necessidades básicas da municipalidade em consonância com as diretrizes de governo, assegurando ao cidadão o direito de intervir na elaboração, implementação e monitoramento das políticas públicas;
- Executar outras atribuições afins.
Diretor I – Atividades Públicas e Políticas
- Assessorar o Secretário Municipal de Governo no desempenho de suas atribuições, nos assuntos de natureza pública, representação social e relacionamento com entidades, associações de classe, autoridades das diversas esferas do governo;
- Avaliar o impacto socioeconômico das políticas públicas e programas do governo municipal e elaborar estudos especiais para a reformulação das atividades;
- Propor e implantar novos modelos e padrões de gerenciamento dos recursos municipais;
- Coordenar as atividades da Guarda Patrimonial do Município;
- Executar outras atribuições afins.
Diretor II – Compras
- Proporcionar o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam junto às atividades de compra, armazenagem e movimentação de mercadorias;
- Receber ordem de compra das demais secretarias e encaminhar ao departamento de licitação;
- Realizar pesquisa dos fornecedores;
- Consultar e receber as cotações de preços;
- Avaliar as cotações e apresentá-las ao departamento de licitação;
- Fazer a previsão de demanda de mercadorias e submetê-la à análise das respectivas secretários;
- Fiscalizar a gestão de estoques de cada secretaria;
- Executar outras atribuições afins.
Diretor III – Secretaria de Gabinete
- Receber, preparar e encaminhar ofícios referentes ao Poder Legislativo, Executivo e Judiciário;
- Receber, conferir, analisar e encaminhar expediente externo enviado às diferentes secretários do poder executivo referentes aos Poderes Legislativo e Judiciário;
- Executar as atividades de apoio administrativo ao Poder executivo;
- Organizar e controlar o sistema de arquivo do poder executivo em relação ao poder Legislativo e Judiciário;
- Promover o intercâmbio entre o prefeito, as secretarias municipais, servidores internos e público externo;
- Expedir correspondências;
- Organizar agendas e audiências do prefeito;
- Preparar e encaminhar o expediente a ser despachado pelo chefe do executivo;
- Executar outras atribuições afins.
Diretor III – Assessoria Política
- Intermediar as relações entre o político e as lideranças;
- Trabalhar a comunicação política;
- Realizar estudos e pesquisas;
- Coordenar e promover a agenda política do Prefeito;
- Organizar eventos políticos com autoridades políticas;
- Executar outras atribuições afins.
Diretor IV – Secretaria de Gabinete
- Organizar e controlar a agenda do Prefeito Municipal;
- Executar as atividades de apoio administrativo ao Prefeito Municipal;
- Receber; preparar e encaminhar correspondência do Prefeito Municipal;
- Organizar e controlar o sistema de arquivo do Gabinete;
- Recepcionar as pessoas que solicitarem audiência com o Prefeito Municipal;
- Executar outras atribuições afins.
por Prefeitura de Bicas