Símbolos
Conheça os Símbolos oficiais de Bicas
Publicado em 13/05/2016 11:36 - Atualizado em 31/05/2016 21:59
Bandeira
A Bandeira:
A bandeira tem três palas (faixas horizontais) nas cores azul, amarelo e vermelho, com brasão de armas aplicadas no centro.
A faixa azul significa o céu primaveril e a harmonia de seus habitantes. A faixa amarela significa a glória, grandeza e esplendor, riqueza e soberania, fatores fundamentais de sua origem.
A faixa vermelha traduz a coragem e intrepidez. Significa a luta pelo crescimento do Município.
A prata, na torre mural do contra-chefe, é hieróglifo da paz, trabalho, amizade, prosperidade e pureza.
O ouro, nas arruelas, representa a Agro-Pecuária e a Indústria. É o símbolo heráldico da nobreza, autoridade, glória, resplendor e mando.
Brasão
O Brasão:
Escudo português (ibérico) com coroa mural de argente (prata), com oito torres, das quais apenas cinco são visíveis em perspectivas no desenho, símbolo universal dos brasões de domínio e determina a cidade de segunda grandeza, ou seja, sede da comarca.
Os esmaltes do escudo estão divididos em blau (azul), goles (vermelho) e argente (prata). Na parte superior, detalhes em jalde (ouro) carregadas com os símbolos da agropecuária (berrante), à esquerda, e da indústria (roda dentada), à direita, lembram as expressões econômicas de maior destaque na economia municipal.
No centro, um escudete de jalde (ouro) carregado com uma flor de liz verde e sobreposto por uma coroa de barão, lembrando os personagens que contribuíram com a criação do município e seu desenvolvimento (Barão de Catas Altas, Francisco Gonçalves de Souza, Dr. Vicente Bianco e Dr. José Maria de Oliveira Souza).
Abaixo do escudete, no contrachefe, em campo argente, bicas rústicas onde correm águas. Como suportes, ramos de café pousado sobre um listel de jalde (ouro) carregado com o topônino identificador “Bicas”, ladeado pela data 7 de setembro de 1923.
O escudo português (ibérico) é evocativo de nossa origem colonizadora e principal formadora de nossa nacionalidade.
Contrachefe em argente (prata) simbolizando a riqueza mineral do solo, representando a extração do caulim (argila branca).
Sobre o contrachefe, três bicas, de onde originou-se o nome de São José de Bicas.
Os pioneiros, em busca de terras férteis, encontraram abundância de muitas nascentes (Bicas). Na laterais, ramos de café representam a principal fonte de renda agrícola da época.
por Prefeitura de Bicas